Mutantes pela primeira vez em Sorocaba!!! Veja 10 curiosidades sobre a lendária banda

 

E aí, como vão vocês???

 

Mais uma semana se passou e a cada dia estamos mais perto do nosso grande evento!!!  1º de dezembro, abertura do Fábrica Festival, também marcará o dia do primeiro show da lendária banda Os Mutantes em Sorocaba. Em mais de 50 anos de carreira será a estreia do grupo nos palcos sorocabanos!!! A expectativa é grande e, para aliviar a espera, vamos falar hoje de algumas curiosidades da história dos míticos Mutantes!!!

 

Confira!!!

 

1- Dia 1º de dezembro, dia do show de Os Mutantes no Fábrica Festival, também é a data de aniversário do guitarrista Sérgio Dias!!!

 

2 – O grupo completou 52 anos neste ano. Foi fundado em 1966 e até 1972, a banda era composta pelo trio conhecido como a santíssima trindade formado por Rita Lee e os irmãos Arnaldo Baptista e Sérgio Dias.

 

3 – A estreia foi no programa O Pequeno Mundo de Ronnie Von, como coadjuvantes. Rita Lee tinha 19 anos; Arnaldo 18; e Sérgio tinha apenas 16 anos.

 

4 – Rita Lee foi expulsa da banda em 1972, depois de assinar sozinha um LP que teve a participação ativa de todos os Mutantes.

 

5 – Em 1966, gravaram seu primeiro compacto simples batizados como O’Seis, com canções como “Suicida” e “Apocalipse”, e distantes da sonoridade tropicalista. O compacto não vendeu nem 200 cópias.

 

6 – Os Mutantes foram chamados de gênios por Kurt Cobain, que escreveu pessoalmente um bilhete para Arnaldo Baptista quando o Nirvana passou pelo Brasil, em 1993, depois que Kurt comprou todos os discos que encontrou.

 

7 – Technicolor, o quarto disco da banda, foi gravado em 1970 em Paris, mas acabou sendo lançado somente em 2000.

 

8 – Claudio César Dias Baptista, o irmão mais velho de Arnaldo e Sérgio, fez parte das primeiras formações da banda, mas preferiu seguir sua vocação como inventor, lutier e engenheiro de som. Foi Cláudio César quem criou e fabricou com as próprias mãos os instrumentos, pedais e os efeitos que tanto caracterizariam a estética do grupo.

 

9 – Os Mutantes foram os primeiros a misturar o rock com ritmos e estilos brasileiros, servindo de inspiração e sendo seguidos por bandas como Novos Baianos, Secos & Molhados, Paralamas do Sucesso e Chico Science & Nação Zumbi, entre outras.

 

10 – A formação atual dos Mutantes tem os músicos Sérgio Dias (guitarra), Esmeria Bulgari (vocais), Vinícius Albuquerque (baixo), Carly Bryant (vocais), Henrique Peters (teclados) e Claudio Tchernev (bateria).

 

#VemproFábrica